Os milagres brincam de estrelas

Em meados de 2022, no interior de Minas Gerais, Helena e Bruno se aqueciam ao redor de uma fogueira em uma noite de causos contados. Foi quando o céu se acendeu com uma chuva de estrelas cadentes. Maravilhados com aquele presente da natureza ou, quem sabe, com aquele chamado do destino, eles se puseram a refletir. A profunda vivência e a admiração de ambos pelo saber, pela fé, pelos cenários e pelo jeito de ser interiorano em contraste com as suas atuais experiências profissionais, cosmopolitas, trouxeram mais lenha à reflexão. Eis que lhes surgiu uma ligeira e incômoda suspeita: Qual marca trata dessa capacidade mágica que as coisas tão simples e pequenas do interior têm de nos revelar a imensidão, a infinitude? Qual marca, mais precisamente, qual marca de roupas, trata da poesia prosaica do jeito de ser do Brasil Profundo?

A tempestade germinou um sonho

A maioria das marcas de moda casual e básica é para o público tipicamente urbano e litorâneo. Enquanto as poucas marcas voltadas para o interior exploram à exaustão os mesmíssimos personagens e temas ora de maneira caricatural, anedótica, ora de maneira claramente pejorativa. No entanto, ao invés de se frustrar com a constatação, o casal se impôs um desafio: Criar uma marca de roupas destinada a suplantar os estereótipos jocosos com uma perspectiva poética do interior, exaltando seu potencial. Em outras palavras, criar uma marca que atenda aos admiradores do interior.

Muito trabalho, criatividade, amigos e um dedo de prosa

Seguiu-se então uma intensa pesquisa. Aspectos artísticos e mercadológicos da moda foram estudados. Colaboradores foram cuidadosamente escolhidos, priorizando a plena adequação de seus processos aos requisitos de proteção ambiental. Matérias-primas foram meticulosamente selecionadas. E, ao longo do processo, amigos, encantados com a ideia de promover um olhar respeitoso e poético do interior, se uniram ao grupo. Com o trabalho inestimável de Thauhana, Guilherme e Enzo, todos oriundos e com extensas vivências em cidades do interior de MG, PR e MS, a marca ganhou vida.

Mantenha vivo o seu interior

Taipa é o nome dado ao método construtivo que se baseia no barro como matéria-prima. Um método que transpassa os séculos e que permeia todos os rincões do Brasil. Taipa é símbolo de criação. Taipa é o elã do interior. Taipa é a arte do Brasil Profundo.

Ainda que o lançamento tenha sido em 2024, Bruno e Helena compreenderam que a criação da marca adveio de muito antes. Desde as suas próprias vivências pelas cidadezinhas dos interiores de SE, RS, SC, MS, BA, RJ e MG. Compreenderam que a marca seria mais incorporada de interior quanto mais eles próprios retornassem às suas origens. E concluíram também que é um dever cuidar das estrelas que caem no quintal de casa.